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Empreendedorismo - Sustentabilidade

Sustentabilidade - faça a sua parte!

Como a gestão da responsabilidade social beneficia as atividades da empresa

                A Responsabilidade Social Corporativa é uma ferramenta de gestão que introduziu no mercado uma visão humanista, ética e transparente ao segmento corporativo. Surgiu como uma resposta das empresas às percepções dos consumidores e com o público com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

                Quando as empresas captam recursos naturais do meio ambiente, renováveis ou não, estão utilizando um patrimônio social. Tais recursos quando devolvidos de forma deteriorada, afetam negativamente o patrimônio natural por meio da redução do volume de água potável, do nível de qualidade do ar, da redução das áreas de terras cultiváveis, restringindo as condições de vida atual e futura.

                É importante que a empresa divulgue suas ações, tendo em vista que a evidenciação de informações socioambientais torna a comunidade, os sócios e usuários em geral, consciente da realidade da empresa. Essas informações sobre a postura socialmente adotada pela empresa devem ser claras, objetivas e compartilhadas por todos os integrantes da empresa e interpretada pela maneira como a empresa opera com relação às expectativas da sociedade no respeito à lei, as pessoas, à comunidade e ao meio ambiente.

                Tem crescido o número de empresas que estão adotando a responsabilidade social como fator estratégico de sucesso devido às pressões de clientes e fornecedores, dentre outros grupos. Até meados da década de 70, uma empresa era considerada sustentável se estivesse economicamente saudável, com bom patrimônio e lucro sempre crescente.

                Para o novo conceito econômico, as empresas são consideradas sustentáveis se interagir de forma holística com os três aspectos do tripé da sustentabilidade – econômico, ambiental e social – também conhecido como pessoas, planeta e lucro, cujo objetivo é comprometer as empresas com a adoção de um padrão ético de comportamento econômico, atuando como agente social no processo de desenvolvimento, com ações que se multipliquem pela sociedade.

                Nesse sentido, as dimensões de pessoas, no tripé, correspondem as estratégias e políticas que uma empresa desenvolve para tratar as questões relacionadas ao capital humano, como saúde e o bem estar de seus colaboradores, salários justos e assistência as pessoas afetadas com as atividades das empresas, considerando ainda aos problemas gerais da sociedade, como educação, violência, lazer,etc.

                Portanto, é necessário que as empresas incorporem em suas estratégias de longo prazo os aspectos da sustentabilidade, norteando as ações da organização que serão compartilhadas por todos os seus integrantes. Significa mudanças de atitude numa perspectiva de gestão empresarial com foco na responsabilidade social e na geração de valor para todos.

                O desafio de ser enfrentado pelas micros e pequenas empresas é desenvolver a responsabilidade social balizada na cultura organizacional, em que as questões socioambientais devem estar conectadas as estratégias da empresa, transformando a sustentabilidade em oportunidade de negocio.

                Nessa percepção, a pratica da responsabilidade social é positiva para os negócios, principalmente em função da redução de custos operacionais, melhoria de imagem, aumento do volume de vendas, lealdade dos clientes com a marca e melhoria dos indicadores de produtividade de qualidade.

                Cada empresa pode focar a área para atuar, com a adoção de programas que envolvam os trabalhadores, clientes, fornecedores e principalmente a comunidade onde as empresas são inseridas.

                A prática da responsabilidade social depende da quebra de paradigmas, que só ocorre com investimentos em educação e estimulo a criatividade dos dirigentes e colaboradores.

                A responsabilidade social deve refletir também nos objetivos e nas aspirações das empresas, fazendo parte da missão, visão de futuro e valores, de forma que estes objetivos sejam atualizados e sistematicamente difundidos, porque expressa compromisso muito mais amplos do que aqueles previstos em lei. Melhorar a imagem das empresas, por meio de comportamento e procedimentos mais positivos do ponto de vista ético, social e ambiental, representando uma vantagem competitiva.

                Para as empresas que desenvolvem planejamento estratégico, fica clara a necessidade de que a responsabilidade social, seja considerada no planejamento de médio e longo prazo, analisando seu impacto sobre seus projetos, metas e processos. A responsabilidade social deve ser estimulada junto com o empreendedorismo. O discurso e a pratica devem ser coerentes. Para seu sucesso é necessário que se atribua a um de seus executivos de primeiro escalão a responsabilidade sobre sua gestão, normalmente pelo que responde pela auditoria, por fazer parte do seu escopo, observar as leis e os procedimentos normatizados, garantindo que seja efetivamente praticada.

                Muitas empresas criam programas de reconhecimento e premiação como forma de incentivar seus colaboradores a atingirem determinadas metas ou proporem formas  alternativas para evitar desperdícios e praticas poluentes etc. Estas praticas devem ser consideradas no processo de planejamento.

                A adoção de um Código de Ética é importante em todo processo de formalização de políticas e de compromissos da empresa com a responsabilidade social. É um instrumento útil para dar diretrizes e orientações para os dirigentes agir em momentos de tomada de decisões difíceis ou relevantes. Seve também para reduzir os riscos de interpretações subjetivas quantos aos aspectos morais e éticos envolvidos.

                Conclui-se, portanto, que a responsabilidade social corporativa é uma boa oportunidade de negocio para as empresas.

Fonte: Boletim do Empresário - Outubro 2013 - Balaminut Editora On-Line


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